Pesquisa sobre emprego e desemprego. O Governo quer comemorar, mas será que tem espaço para comemoração?

No próximo dia 28 de Dezembro, será divulgado os resultados do CAGED para o ano de 2020 até o mês de Novembro. Reportagem hoje no UOL afirma que o Governo Federal planeja campanha publicitária (meu entendimento é de comemoração) sobre a criação de empregos no País que segundo o Ministério da Economia, deverá ter saldo positivo na geração de empregos. Na verdade, a própria reportagem já joga água na fogueira da vaidade Federal, quando mostra que estatisticamente, que isso não deve acontecer. (link: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/12/14/emprego-campanha-publicitaria-jornal-revista-criacao.htm) 

 No ano a redução de vagas de empregos formais já acumula um saldo negativo de 171.139 vagas até Outubro, para que o saldo terminasse o ano positivo em criação de vagas de emprego, seria necessário a criação de 450 mil vagas em Novembro, o que nunca aconteceu. Somente uma pedalada nos resultados poderá mostrar que o Governo está certo, vamos aguardar!

Detalhando um pouco os dados do Caged, em 2020 foram perdidas 294.782 vagas ocupadas por mulheres, contra um saldo positivo de 123.643 mil com vagas ocupadas pelos homens. Apesar do saldo positivo do número de empregos para homens, o saldo negativo de vagas para mulheres é assustador, haja vista que, muitas famílias são chefiadas pelas mulheres ou tem participação importante no orçamento familiar.

Outro dado significativo e preocupante, é que em 2020 houve criação de emprego formal somente na faixa de idade até 25 anos, com 690.374 vagas, porém, nas faixas restantes acima dos 25 anos, houve uma queda importante de menos 1.032.524 vagas.


As empresas que foram afetadas pela crise econômica são aquelas que possuem algum vínculo (veja quadro), ou seja, foi mais afetado quem mais gera empregos até 50 funcionários.

Diante desse panorama do emprego formal no País, deixamos uma reflexão: Será mesmo que devemos comemorar o resultado do Caged, seja ele qual for no mês de Novembro? Ou devemos apenas comemorar a chegada do fim de 2020 e de maneira simples as festas de final de ano, guardando o devido respeito as milhares de vidas perdidas pela Pandemia?












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog